terça-feira, 11 de maio de 2010

Execução da Atividade Planejada

Exercício 2.6 – Execução da Atividade Planejada


A atividade planejada conforme item 2.5, foi aplicada em uma turma da 5º série da Escola Estadual de Ensino Médio Antonio Inácio Velho em São José dos Ausentes.

Os grupos de alunos foram ao laboratório de informática e orientados a realizar a pesquisa. Os estudantes demonstraram profundo envolvimento na pesquisa e realização das tarefas posteriores.

Criaram histórias, textos, personagens e apresentaram teatro de varas.

Sem duvida, o foco maior foi revelado ao planeta Terra por uma razão fundamental: fazer com que os alunos compreendessem os movimentos de translação e rotação e suas influências sobre as unidades de tempo que foram criadas pelos homens (os anos com suas diferentes estações e variações entre o dia e a noite conforme as posições ocupadas pelos hemisférios ocidental e oriental em relação ao sol).
Fizeram cálculos sobre a distância da luz de uma estrela para chegar ao nosso planeta.
Conheceram a história da Astronomia e os avanços tecnologicos associados com a exploração do espaço sideral.



Fontes

Sistema solar

Terra

O Planeta Terra

Os movimentos da terra

Órbitas

http://pt.wikip http://buscador.terra.com.br/default.aspx?source=Searchedia.org/wiki/Sistema_Solar

http://www.slideshare.net/valdeniDinamizador/utilizando-o-laboratorio-de-informatica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Texto

http://www.sobresites.com/quadrinhos/personagens/



Atividade realizada por um grupo: falas dos personagens para o tatro de varas:




O Sol


Sol- Não sou o centro do universo, mas sou o centro que chamamos de SISTEMA SOLAR, sistema em que eu sou o centro.

Sou uma estrela de tamanho médio, sou tremendamente grande.

Pareço ser pequeno visto da Terra por causa da distancia que me encontro dos seres humanos.

Não posso ser uma das estrelas mais quentes, mas sou bem quente que as matérias não podem ser feitas nem em estado liquido, nem solido toda a minha composição é feita de gases.

Também sou chamado de bola de fogo, mas não gosto muito desse nome.

Lua - Sou o vizinho mais próximo da Terra no espaço sideral.

Eu posso mudar de formato à medida que giro em torno da Terra, essas formas são chamadas de fases da lua.

Eu, como os outros planetas também brilho.

Eu sou muito silenciosa, não existe, ou existe bem pouco ar para transportar as ondas de sons.

Fui conquistada pela primeira vez por 3 americanos no dia 20(vinte)de julho de 1969(mil novecentos e sessenta e nove).

Mercúrio- Sou o planeta mais próximo do Sol, estou em uma distancia media de 58 milhões de km (quilômetros).

Meu movimento de translação em torno do Sol corresponde a 88 dias terrestres, minha rotação dura 59 dias terrestres.

Eu não possuo água, a atmosfera e minha temperatura é muito oscilante, de dia a temperatura pode chegar até 430ºc(graus) e a noite 170ºc(graus).

Vênus- Sou o segundo planeta mais próximo do Sol, estou a 108 km (quilômetros), meu ano dura 225 dias terrestres e meu dia corresponde a 243 dias terrestres. Não possuo água, e minha atmosfera é densa, sou composto apenas por gás carbônico.Minha temperatura pode chegar a 48ºc(graus).

Terra- Sou o terceiro planeta mais próximo do Sol, estou a cerca de 150 milhões de km (quilômetros), sou o mais importante, pois sou o único que apresenta vida terrestre, minha forma arredondada tenho dois movimentos o de rotação e o de translação.









Um comentário:

  1. Meu nome é Vitor Cesa,estudo na 5ªsérie e tenho 11 anos.
    Eu achei que ficou muito legal trabalhar em 6 matérias:portuguÊs,matemática,ciências,arte,história e no lab. informática.

    ResponderExcluir